sábado, 28 de janeiro de 2012

Guarda Municipal de Itapevi atendeu a 2,2 mil ocorrências em 2011


A Guarda Municipal de Itapevi se torna cada vez mais comunitária(Foto: Divulgação/PMI)
“A tendência é de que a Guarda Municipal de Itapevi mostre um perfil cada vez mais comunitário no atendimento à população”, afirmou a prefeita Dra. Ruth Banholzer, ao comentar o resumo do trabalho desenvolvido pela corporação em 2011. No período entre janeiro e dezembro do ano passado, a Guarda Municipal atendeu a 2,2 mil chamadas, com destaque para ocorrências de agressão (125) e desinteligência (49) entre moradores.

O trabalho comunitário desenvolvido pela Guarda Municipal pode ser verificado no número de rondas realizadas por suas equipes motorizadas. “Em 2011, foram mais de 1,9 mil rondas em praças públicas, mais de 10 mil rondas em prédios públicos e mais de 14 mil rondas em escolas – municipais, estaduais e particulares”, destacou o secretário municipal de Segurança, Kleber Ferreira Maruxo, que também comanda a corporação.
Outro foco do trabalho da Guarda Municipal é no atendimento a acidentes de trânsito nas ruas da cidade. “Entre janeiro e dezembro foram realizadas 187 ações em acidentes com vítimas e 168 sem vítimas. Também foram atendidos 79 casos de atropelamentos e verificados 14 casos de embriaguez ao volante”, ressalta Maruxo. O secretário destaca ainda as ações da Guarda na recuperação de veículos roubados ou furtados: foram 50 durante o ano. A corporação também tem ampliado ações contra o tráfico de entorpecentes. Foram 55 ações da Guarda neste tipo de ocorrência.
Os serviços da Guarda Municipal, bem como do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes), da Defesa Civil, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e da Fiscalização de Posturas, podem ser acessados por meio do telefone 199, que recebe em torno de 300 ligações diárias. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Nos últimos seis anos, Itapevi deixou de ser a oitava cidade mais violenta do Estado de São Paulo. Seus índices de violência estão sendo reduzidos gradativamente: queda de 64% do número de homicídios e de mais de 50% dos índices de furtos, entre outros dados. O resultado, entre outros fatores, é fruto de uma ação cada vez mais ativa da Guarda Municipal, que ampliou seu apoio às polícias civil e militar.
“Nós investimos pesado na Guarda Municipal de Itapevi. Hoje nossos profissionais recebem treinamentos e capacitações periódicas, têm acesso a equipamentos de qualidade e podem desempenhar suas funções com maior sucesso”, comentou a prefeita Dra. Ruth Banholzer, ressaltando que o número de profissionais da Guarda Municipal saltou de 140 para 250 em sete anos e que a Prefeitura abriu novo concurso para contratação de mais 24 agentes.
As inscrições para o novo concurso da Guarda Municipal podem ser feitas presencialmente até o dia 03 de fevereiro, no Espaço Cultural 930, localizado à rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 930 – Jardim Santa Rita. Quem preferir poderá efetuar a inscrição por meio do site www.equipeassessoria.com.br até 05 de fevereiro. A taxa de inscrição é de R$ 25,00. É exigida estatura mínima de 1,65m para homens e 1,60m para mulheres e CNH – a partir da categoria B –, além do Ensino Médio Completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário